segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Comer, pra quê?



Comer é o melhor para poder crescer. Eliana

Comer é uma delícia. Toda vez que preciso fazer dieta fico me sentindo triste, parece que estou perdendo uma coisa querida e quem sabe nunca mais vou poder estar com ela, confesso tenho apego emocional ao alimento. Quanto meus filhos vão a minha casa, adoro fazer comidinha de mãe. O que chamo de comidinha de mãe? Arroz, feijão, bife, barata frita... É lógico que são alimentos que comia com minha mãe na infância, gosto e continuo fazendo sempre que tenho uma visita que merece esse cuidado.

“Chocolate, eu só quero chocolate” Marisa Monte

Na maioria das vezes, usamos o alimento como alento para o coração. Dores de amores são “curadas” com chocolate; abandono, sopa, pão, de preferência juntos; saudade se cura com maçarão com muito molho... Acontece que os alimentos são feitos para nos nutrir, são verdadeiros remédios, são até mesmo um veneno, em algumas ocasiões.
Quando a gente precisa fazer uma dieta é porque algo não está bem com nosso corpo. Estamos acima do peso, doentes ou as duas coisas. De todas as formas, fazer dieta não é uma tarefa fácil, falo por experiência própria.
Estou acima do meu peso, tenho 1,60 e peso hoje 75kg, ou seja, 25kg a mais de sobrepeso que conquistei ao longo de 20 anos. Durante esse tempo, lógico que tentei emagrecer, mas sempre de fora para dentro. O que quer dizer que nunca tive o propósito de mudar meus hábitos realmente, queria algo mágico que me fizesse emagrecer, queria tomar e pá: magra. Todo mundo sabe que não é assim. Você emagrece, mas não se mantém magra, porque não é natural.


“No coração. Tenho um sopro e uma ilusão” João Bosco

Agora, por conta de algumas doenças que já enviarem seus sinais – diabetes, artrite reumática, depressão – resolvi eliminar da minha vida os 25kg que sobrecarregam minhas articulações e que aceleram meu encontro com a “bruxa” diabete. Sei que mudar essa relação comida=afeto é muito difícil, para quem quer ter saúde, essa é uma equação que deve ser mudada para comida=saúde. Por isso, a página no face e o blog,  para registrar todos os avanços da minha caminha rumo a um corpo saudável; contar os deslizes que certamente vou cometer; para dar força para quem quer comer de forma mais saudável e não consegue; para celebrar cada vitória.


Bebida é água! Comida é pasto!”  Titãs

Para quem quer, assim como eu, ser “Naturalmente Magra”, que é uma condição do corpo saudável, a dica é introduzir alguns “remédios” nutricionais na dieta diária. Comece com o que tem de mais gostoso para o ser humano: suco de frutas frescas. Fruta madura, doce, nutritiva é o que se pode colocar de melhor no estômago. Aqui, vou passar uns receitinhas para você começar a se acostumar com uma dieta mais saudável, introduzindo lentamente legumes junto com os sucos. O mais importante não é o tipo de fruta que irá digerir, mas estabelecer uma nova relação com os alimentos, introduzindo frutas frescas em forma de suco. Aqui você vai encontrar dicas e combinações incríveis. Você aceita o desafio de tomar suco de frutas frescas por 30 dias? Vem comigo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário